O Facebook, em colaboração com a Recode, está aceitando inscrições para a edição de 2021 do programa “Conectando seu futuro”, que se concentra na inclusão digital de jovens com 15 anos ou mais que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo principal do programa é oferecer aos participantes habilidades tecnológicas, socioemocionais e digitais. Todos os cursos são ministrados online, de forma gratuita, e proporcionam certificação ao término.

Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode, destaca a importância do empoderamento digital diante da Quarta Revolução Industrial e das mudanças trazidas pelo novo normal. Ele ressalta que a reciclagem e o desenvolvimento de habilidades digitais tornam-se cada vez mais essenciais na sociedade contemporânea.

Atualmente, o programa oferece 12 formações, sendo uma das novidades deste ano o curso de “desenvolvimento de games”, disponível nos níveis básico e intermediário. O objetivo é ensinar aos interessados o processo de criação de jogos eletrônicos. Para aqueles mais interessados em mídias sociais, o curso de “Marketing Digital” oferece uma abordagem mais profissional sobre o tema. Além disso, há conteúdos específicos para iniciantes na área, como cursos de introdução à computação e ao acesso à internet.

Desde seu lançamento em 2019, o programa “Conectando seu Futuro” já beneficiou mais de 30 mil jovens. No último ciclo, iniciado em 2020 e concluído no início deste ano, mais de 10 mil pessoas concluíram as formações, abertas para residentes de todas as regiões do país.

O destaque vai para jovens que aplicaram os conhecimentos adquiridos, como Juliana Cidade, de 16 anos, que desenvolveu o projeto “Guararema Express”. Essa plataforma apoia lojistas, agricultores, trabalhadores e moradores da cidade de Guararema, no interior de São Paulo, permitindo que comerciantes cadastrem seus negócios gratuitamente e vendam produtos e serviços localmente. O projeto rendeu à estudante o primeiro lugar no Desafio Recoders, uma premiação que incentiva jovens a criar soluções tecnológicas para enfrentar a pandemia em suas comunidades.

A estudante destaca que o projeto não apenas proporcionou aprendizado, mas também contribuiu de maneira significativa para a cidade de Guararema diante dos desafios econômicos causados pela pandemia. Ela enfatiza a importância da tecnologia como aliada nesse período.

Para participar das formações, não é necessário ter conhecimento prévio em tecnologia. Basta ter pelo menos 15 anos, acessar o site www.recode.org.br/cursos, escolher uma opção e realizar o cadastro. Todos os cursos são gratuitos, virtuais e podem ser feitos por meio de computador, tablet, celular ou qualquer dispositivo com acesso à internet.

A Recode, uma organização da sociedade civil com 26 anos de atuação, busca promover o empoderamento digital. Utilizando metodologias de formação empreendedora e ferramentas digitais, a Recode procura ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas, incentivando o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia. Com presença em nove países, a organização já alcançou mais de 1,7 milhão de pessoas.

By Thaua